Por março 14, 2013 0 Comentários Leia mais →

Flamengo Libertadores de 1981


A libertadores de 1981 sempre foi um assunto muito polemico para os flamenguistas e atleticanos. Se trata nada menos de que a primeira e única Copa Libertadores da América conquistada pelo Flamengo, porém de uma forma muito polemica. Os dois clubes ja haviam se enfrentado no campeonato brasileiro de 80, onde ja havia também relatos de ”roubos” contra o clube mineiro.

Os dois clubes brasileiros terminaram empatados em seu grupo, porém segundo o regulamento, só uma equipe poderia passar para próxima fase. A solução tomada foi a seguinte: um jogo de desempate!

Veja como foi a arbitragem Flamengo Libertadores 1981

O árbitro escalado para apitar esta partida decisiva, foi o brasileiro José Roberto Wright, carioca, estava no mesmo hotel que a delegação flamenguista. Já havia uma certa desconfiança dos jogadores atleticanos, com toda razão.

Flamengo Libertadores 1981

Flamengo Libertadores 1981

Logo com 10 minutos, o juiz expulsou o melhor jogador do Atletico, Reinaldo, em uma falta relativamente comum para cartão amarelo no meio do campo. O clima começou a ficar pesado dentro de campo, e os lances duvidosos não pararam de vir. Outra expulsão, desta vez mais polemica. O jogador Éder, do Atlético Mineiro, foi pegar a bola e acabou ”trombando” com o juíz, sem nenhuma agressão. Wright aproveitou do lance para conseguir mais uma expulsão, favorecendo o clube carioca, mais uma vez.

A discussão tomou conta do campo, e José Roberto Wright ainda expulsou mais dois jogadores.

E no fim, ainda expulsou mais um atleticano, fazendo com que a partida fosse encerrada, dando a vitória e a classificação para o Flamengo.

Sem dúvida, foi um dos maiores casos de ”roubo”, sendo mais agressivo, no futebol brasileiro e até mundial.

O rubro negro avançou na competição e conquistou a taça da Libertadores da América, que sempre será manchada por este episódio vergonhoso da arbitragem brasileira.



Segue um vídeo dos principais lances da partida:

publicado em: Libertadores

Publicar um comentário