Por março 28, 2013 0 Comentários Leia mais →

Volta do Sul-Minas


O futebol brasileiro já presenciou a volta do Nordestão, um torneio que abriga os principais times de todos os estados do Nordeste brasileiro. Agora é a vez da volta do Sul-Minas, um torneio que abrigará os principais times de todos os estados sulistas (RS, SC e PR) junto com os principais times mineiros. A volta ainda não é confirmada, mas caso ocorresse, seria a volta de uma bela competição que já foi muito disputada no nosso país.

Quando ocorrerá a volta do Sul-Minas

Uma futura reunião irá debater seriamente o futuro da volta do sul-minas. Os representantes dos principais times já foram contatados. Os envolvidos estão se agilizando para se pronunciar à CBF para concretizar a volta desta competição, que seria maior do que os estaduais em si. A ideia inicial é de que o campeonato seria disputado por 16 clubes, selecionando 4 de cada estado pela CBF. A volta do torneio não substituiria os campeonatos gaúchos, catarinenses, etc. Seria adicionado à temporada sem retirar nenhuma competição regional. O planejamento visa a volta já no ano de 2015.

A copa, ou torneio Sul-Minas, como preferem falar, só teve 3 edições: 2000, 2001, e 2002. Os campeões de todas edições foram de Minas Gerais. O Cruzeiro Esporte Clube levou o caneco por duas vezes seguidas, e o América Mineiro levou da primeira vez que o torneio foi disputado.

Volta do Sul-Minas

Volta do Sul-Minas

O fim do torneio aconteceu devido a uma crise que estava ocorrendo no futebol brasileiro, e teve até influencia do aumento do Dólar na época. O administração do futebol brasileiro passava por um periodo de transição, o campeonato brasileiro fora administrado pelo Clube dos Treze, hoje extinto,  foi criada a Liga Sul-Minas, financiada pela Rede Globo, que acabou desistindo da parceria após o aumento da moeda americana.

Cruzeiro Campeão Copa Sul Minas

Cruzeiro Campeão Copa Sul Minas

O Nordestão já voltou, a Copa Sul-Minas tem tudo para voltar, e o mais aguardado seria a volta do torneio Rio-SP, o regional mais disputado do Brasil, porém nenhuma movimentação sobre a volta do Rio-SP é concreta, que nem a volta do Sul-Minas.



publicado em: Futebol Brasileiro

Publicar um comentário