Por março 21, 2013 0 Comentários Leia mais →

Unificação de títulos nacionais


No final de 2010, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) chegou a um processo de unificação de títulos nacionais, levando em conta os torneios da década de 60.

Os campeões desta unificação de títulos nacionais

Antes desta unificação, a CBF apenas considerava os campeões brasileiros após o ano de 1970, quando o Atlético Mineiro conquistou o que seria o primeiro campeonato brasileiro. Porém a unificação serviu para contar os campeonatos Taça Brasil e a Taça Roberto Gomes, como os campeonatos brasileiros da época.

unificação de títulos nacionais

unificação de títulos nacionais

Santos e Palmeiras se beneficiaram, já que conquistaram 6 e 4 ”novos” brasileiros, respectivamente. Porém a unificação também favoreceu o Bahia, o Fluminense, o Botafogo e o Cruzeiro, cada um ganhando mais um título nacional.

Esta unificação que a CBF tem gerado discórdias de muitos brasileiros. Não são todos que concordaram com esta unificação, pois o formato dos campeonatos eram totalmente diferentes em relação ao formato atual. Alguns reconhecem apenas o Torneio Roberto Gomes, vulgo Robertão. Já outros reconhecem tanto a Taça Brasil, quanto o Robertão.

Após todo este processo, os times com mais títulos brasileiros agora são Palmeiras e Santos, ambos com 8 títulos cada.

São Paulo tem 6, Corinthians e Flamengo tem 5, Vasco da Gama e Fluminense tem 4 títulos cada, Internacional é tri campeão, e com dois títulos, Gremio, Cruzeiro, Bahia e Botafogo que completou com a unificação.

Os times Coritiba, Sport, Guarani, Atlético Paranaense, e até o Atlético Mineiro, só possuem um título do campeonato Brasileiro.

Flamengo alguns consideram como Hexa, e outros como apenas Pentacampeão brasileiro, pois há uma briga com o Sport Recife em relação ao campeonato de 87.

Unificação de títulos nacionais Santos

Unificação de títulos nacionais Santos

A imagem acima mostra o grande time de Santos com Pelé, que foi pentacampeão da Taça Brasil, torneio disputado entre 1959 e 1968.

palmeiras unificação de títulos nacionais

palmeiras unificação de títulos nacionais

Já o Palmeiras conquistou duas vezes a Taça Brasil, e duas vezes o Robertão (1967 e 1969). Uma grande polemica e que alguns discutem se tem o mesmo valor do Brasileirão atual, é que o Palmeiras ganhou dois campeonatos brasileiros em apenas 1 ano, algo totalmente impossível no regulamento nos dias atuais.  Em 1967 o clube conquistou a Taça Brasil e o Robertão.



Resumindo, Palmeiras e Santos levaram a melhor com essa unificação.

publicado em: Futebol Brasileiro

Publicar um comentário