Por março 20, 2013 0 Comentários Leia mais →

Mundial de Clubes FIFA


Todo ano, em dezembro, ocorre o Mundial de Clubes Fifa, onde jogam principalmente o vencedor da Libertadores e o campeão da UEFA Champions League. Antigamente o campeonato caracterizado como mundial, era na verdade um Intercontinental, pois tinha apenas um jogo: o campeão da Copa Libertadores da América contra o campeão da UEFA Champions League. O jogo era realizado no Japão e realizado pela Toyota.

A imagem abaixo mostra os primeiros 3 campeões do novo formato de Mundial, feito pela Fifa.

Mundial de Clubes Fifa

Mundial de Clubes Fifa

Os campeões do Mundial de Clubes FIFA

A primeira edição foi muito polemica, pois foi um pouco diferente das demais edições que ocorrem até hoje. A edição ocorreu no Brasil, e o campeão foi o Sport Club Corinthians Paulista. O contestado porém foi que o Corinthians não ganhou a libertadores no ano. Para disputar esta competição, o clube paulista entrou na competição por causa do regulamento que dizia que o campeão nacional do país sede também participava. Como o país sede era o Brasil, e o campeão do brasileirão foi o Corinthians, tudo foi cumprido.

A segunda edição deste mundial aconteceu só em 2005, com o São Paulo vencendo o poderoso Liverpool por 1 a 0, gol de Mineiro. Liverpool havia conquistado a Champions League em uma partida histórica onde começou perdendo por 3 a 0 e conseguiu empatar, levando para os penaltis a decisão, que acabou levando a melhor.

Em 2006, mais um clube Brasileiro conquista o Mundial de Clubes Fifa. Era a vez do Sport Club Internacional. O colorado bateu o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho por 1 a 0, gol de Adriano Gabiru.

Outros campeões:

2007 – Milan

2008 – Manchester United

2009 – Barcelona

2010 – Internazionale

2011 – Barcelona

2012 – Corinthians

Mundial de Clubes Fifa Corinthians

Mundial de Clubes Fifa Corinthians

A principal inovação do novo mundial, é que contém os campeões do mundo todo, dando oportunidade para todos continentes. É claro que a América e a Europa sempre tem os times mais fortes, mas uma vez ou outra ocorre as surpresas, caso do Mazembe que eliminou o Internacional em 2010.

Na competição, entra o campeão do país sede, o campeão da Liga dos Campeões da CAF (África), o Campeão da Champions League ( Europa), o campeão da Libertadores (América), o campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF (América), campeão da Liga dos Campeões da AFC (Ásia) e o campeão da Liga dos Campeões da OFC.



Sem dúvidas este novo modelo de Mundial globalizou ainda mais o futebol, dando oportunidades para todos os times campeões ao redor do mundo.

publicado em: Competições

Publicar um comentário